Se o seu estúdio já está construído será preciso usar paredes de drywall para o isolamento acústico. (pesquise no google)
No nosso caso o estúdio estava em construção. Tínhamos 3 paredes de 1 tijolo (20 cm fora o reboque) formando um U. Por cima de tudo uma laje de piso.
Faremos um hall de entrada de 1,20m de profundidade por 1 metro de largura.
O hall terá 2 portas à prova de som. O ar entre as duas portas ajudará a barrar todo o som de dentro para fora, e de fora para dentro.
As paredes do hall de entrada serão feitas com um tijolo (20cm + reboque).
Veja como será feita a porta acústica clicando na página acima.
No fundo estamos fazendo um banheiro e uma copa.
O banheiro terá um vaso sanitário e um lavatório pequeno.
A copa terá uma pia ao fundo.
Aqui as portas serão comuns.
O estúdio não terá janelas - nem o banheiro e a copa.
Assim usaremos um sistema de renovação de ar - clique na página ar condicionado para ler mais.
As paredes da frente serão duplas: uma parede de meio tijolo + uma camada de lã de rocha + uma parede de um tijolo. Tudo isso para garantir o isolamento acústico.
A lã de rocha utilizada será de 5cm de espessura e densidade de 32 Kg/m3.
Observe que estamos utilizando densidades diferentes nesse sanduíche para garantir que o som ficará dentro (e fora) do estúdio.
Pesquisas mostraram que o melhor resultado você atinge quando usa o sistema de densidades dobradas. Por exemplo: uma parede de meio tijolo e outra de tijolo inteiro.
Tijolo + lã e rocha + tijolo forma o sistema chamado massa-mola-massa de absorção de som impedindo que o som passe de um lado da parede para o outro.
O recheio desse sanduíche de paredes pode ser lã de rocha, lã de vidro, areia ou ar. O ar é o que oferece o isolamento mais fraco. Há relatos de quem usou isopor.
As paredes duplas já com a lã de rocha no meio, fazendo um sanduíche de tijolo inteiro (20 cm) + lá de rocha de 5cm + tijolo de meia (10 cm).